Doença rara: mulher de 24 anos desmaia sempre que dá risada

Antes do diagnóstico médico, familiares chegaram a pensar que ela estivesse usando drogas.

PUBLICIDADE

Rir é o melhor remédio, ao menos é isso o que dizem os adeptos dos ditados populares. Mas, e quando o problema de saúde está ligado exatamente ao riso? Não que isso seja comum, mas é a situação da jovem britânica Bella Kilmartin, de 24 anos, que sofre com transtornos raros e que já puseram sua vida em risco.

Para se ter uma ideia, ela convive com duas doenças que, combinadas, causam um descontrole na vida do paciente: ela possui narcolepsia e cataplexia. Sua realidade chega a ser impensável para a maioria das pessoas, pois ela simplesmente desmaia quando tem uma risada um pouco mais acentuada.

Por causa dos transtornos da saúde de Bella, ela chegou a dormir durante a realização de provas na escola e após dois anos de sintomas, a jovem obteve o diagnóstico de narcolepsia crônica, o que faz o paciente dormir durante vários momentos do dia.

A cataplexia, é a condição que causa fraqueza muscular repentina na pessoa sempre que existem emoções fortes e, no caso dela, a emoção é o riso. Em suas férias, Bella chegou a quase morrer por rir em uma piscina e desmaiar no local. A partir daí, a britânica aprendeu a tomar cuidado com locais que possam oferecê-la perigo.

“Muitas vezes eu derramei uma xícara de chá quente em mim, mas não conseguia mover meus braços ou qualquer coisa para impedir que o chá se espalhasse. Não posso controlar onde isso acontece, é bastante assustador”.

Para se ter uma ideia, ela já chegou a ter um episódio de desmaio durante o trabalho e em uma casa noturna. Segundo ela, isso acontece quando há uma risada repentina, quando acontece algo que ela não esperava ser engraçado.