Catador de recicláveis que estudava com livros doados é aprovado em 2º lugar no curso de medicina

Joel recebia livros doados para estudar e conquistou uma vaga para estudar medicina em uma universidade federal.

PUBLICIDADE

Há quem use as dificuldades para estagnar e se lamentar pelo resto da vida, mas tem quem se fortalece nos momentos difíceis, a fim de lutar por um futuro melhor. Esse é o caso do catador de materiais recicláveis, Joel Silva, de 22 anos e que mora no Pará.

O jovem fazia faculdade de direito, mas precisou abandonar os estudos para trabalhar e ajudar a família. Trabalhando como catador, profissão que mantém os membros da família há 25 anos, ele recebeu doações de livros.

Joel contou ao UOL que muitas pessoas que ele conversava queria saber da história dele e dos colegas da cooperativa de recicláveis. Ele contava e muita gente ajudava, dando livros para que ele estudasse.

O estudante fez o Exame Nacional do Ensino Médio e conseguiu média de 826 pontos, o suficiente para disputar uma das concorridas vagas de medicina pela Universidade Federal do Pará, a UFPA.

Além de conquistar sua sonhada vaga, Joel foi aprovado em segundo lugar. Ele e a família estão muito felizes e em pelo menos seis anos, o jovem estará auxiliando sua comunidade com o atendimento médico, que ele mesmo contou que é bem precário.

A partir de agora o estudante aplicado tem mais um desafio pela frente: lutar para se no curso até o final. O motivo é que o número de desistências no curso de medicina é muito grande, pois os livros são muito caros.

O futuro não assusta Joel, que está disposto a não desistir e lutar muito para concluir seu curso e ajudar as pessoas que precisam. Se depender de sua disposição para estudar, Joel mais uma vez vai se dar muito bem na faculdade e na profissão.