‘Pão duro’: você não vai acreditar na origem dessa expressão popular

Assim como todas as expressões, ela também possui uma explicação plausível.

PUBLICIDADE

“Ovelha Negra”, “Onde Judas Perdeu as Botas”, “Pulga Atrás da Orelha”, e “Matar Cachorro a Grito”: se você é brasileiro, provavelmente já deve ter ouvido alguém falar pelo menos uma dessas expressões, afinal, são falas populares em praticamente todas as regiões do país, que costumam ser ditas diariamente em diferentes contextos.

Essas expressões são utilizadas para caracterizar alguma situação de forma comparativa, sem falar literalmente o que se quer dizer. Assim como tudo na vida, todas elas possuem uma história por trás para lhes dar uma explicação plausível, pois não surgiram do nada, não é mesmo?

Uma das expressões mais comuns do Brasil é “Pão Duro”. Ela serve para caracterizar uma pessoa avarenta, mesquinha. Mas, mesmo usando essa expressão frequentemente, a maioria das pessoas não saberia dizer a sua origem, que se tornou tão comum na rotina do brasileiro.

Acredita-se que o termo “Pão Duro” tenha começado a ser usado por causa de um mendigo, que  teria vivido no Rio de Janeiro, no início do século passado. Ele, cujo nome não é revelado, supostamente andava pelas ruas da cidade pedindo para as pessoas por quem passava, que lhe dessem qualquer coisa para comer, mesmo que fosse um pão duro.

O fato que chama atenção na história é que o tal mendigo, sobre o qual não se sabe muitos detalhes, era rico. Quando o homem faleceu, foi descoberto que ele tinha muitos bens em seu nome, até mesmo imóveis, mas mesmo assim optava por pedir coisas às outras pessoas para não gastar o que possuía.