Homem ‘toma pau’ 192 vezes na prova da autoescola e acredite, ele ainda não desistiu e vai continuar tentando

Pelas contas do candidato, são 17 anos tentando tirar a sua habilitação, mas sem sucesso.

PUBLICIDADE

Um caso peculiar na Polônia está repercutindo de maneira viral em todo o planeta. Um homem de 50 anos de idade, após inúmeras reprovações nos exames da autoescola, decidiu contar o número de vezes que não havia conseguido passar na prova, e descobriu que já reprovou 192 vezes nos últimos 17 anos. Apesar disso, continua firme no propósito de tirar a sua habilitação.

As informações foram inicialmente publicadas pelo Notes from Poland. De acordo com o site, o homem mora na cidade de Piotrków Trybunalski, no país do leste europeu, e já teria gasto a quantia aproximada de 1,3 mil euros (cerca de R$ 8,5 mil na atual cotação de mercado) levando em consideração todas as reprovações.

Como no Brasil, os poloneses que pleiteiam tirar a habilitação precisam passar por um exame teórico seguido da prova prática. Não existe um limite para o número de tentativas, o que justificam as impressionantes 192 reprovações. A taxa de aprovação geralmente varia entre 50% e 60% para o teste teórico, enquanto é geralmente inferior a 40% para o prático, demonstrando o quão difícil é passar nas provas da autoescola no país.

O caso deste homem de 50 anos não é isolado. De acordo com o site TVP, um candidato que mora na mesma cidade tentou 40 vezes. Outro aluno, na cidade de Opole, registrou 113 tentativas.

A situação está sendo debatida por autoridades do país. Muitos acreditam que a legislação polonesa deva impor um limite máximo de tentativas, tendo em vista que o candidato, nessas condições, certamente não terá condições de guiar um automóvel com segurança pelas ruas da Polônia. “Deveria haver um regulamento na Polônia que proibisse um candidato de fazer o exame mais de 20 ou 30 vezes”, argumentou Stanisław Kobusiewicz, instrutor de direção citado pela TVP.