Mulher de 69 anos dá à luz gêmeos, mas Justiça retira guarda dos bebês; ela foi considerada incapaz de cuidar

As autoridades deram um parecer após avaliação de especialista sobre o caso.

PUBLICIDADE

Uma mulher idosa acabou perdendo a guarda de seus dois filhos gêmeos, após ser considerada incapaz de cuidar das crianças pela Justiça. Ela tem 69 anos e se tornou a mãe mais velha da Espanha.

Mauricia Ibáñez deu à luz seus bebês no ano de 2017, e o caso gerou repercussão, considerando a idade avançada da espanhola. Ela se deslocou de seu país até os Estados Unidos para trazer as crianças ao mundo.

Depois do parto, a mulher começou uma luta judicial, pois foi considerada inapta de cuidar dos filhos, sob alegação da Suprema Corte da Espanha de que estava com saúde fragilizada e não tinha como prosseguir com a criação dos gêmeos.

As autoridades decretaram que Mauricia não poderia mais ter a guarda dos filhos, chamados Gabriel e María, e que eles deveriam ir para um abrigo e serem disponibilizados para adoção por outra família.

A declaração do órgão descreveu os gêmeos como estando em “uma situação de vulnerabilidade óbvia” devido à suposta incapacidade de Mauricia de cuidar deles. Atualmente, as crianças estão com quatro anos de idade e irão para uma casa de adoção.

Arrasada, Mauricia deu entrevista sobre o assunto e diz acreditar que o processo judicial tenha ocorrido porque as autoridades de seu país não suportam o fato de que ela teve filhos em tal idade. A mulher não informou se pretende tentar retomar a guarda.

As condições de saúde de Mauricia que justificariam a decisão judicial de retirar seus filhos não foram detalhadas, mas a imprensa afirma que o parecer foi dado por especialistas.