Especialista responde se uso de máscara pode provocar orelhas de abano

Entenda se é mito ou verdade das máscaras faciais causarem orelha de abano nos pacientes

PUBLICIDADE

Apesar aplicação da vacina contra Covid-19 ter começado em diversos países, é extremamente importante continuar mantendo os protocolos de segurança, principalmente o uso de máscara facial. No entanto, muitas pessoas acreditam que o uso do acessório pode provocar orelhas de abano até mesmo em adultos.

De acordo com o especialista no assunto, o médico Mário Farinazzo, que é cirurgião plástico, tudo isso não passa de um mito. “As máscaras podem causar certa tração das orelhas, tornando-as mais aparentes e, consequentemente, mais parecidas com as famosas orelhas de abano. No entanto, esse efeito não é permanente, sendo resolvido quando a máscara é retirada”, explicou o profissional.

O médico disse ainda que as orelhas de abano são uma anormalidade congênita que está presente na vida da pessoa desde quando nasce. Isso quer dizer que fatores externos não influenciam nessa condição. Mesmo sendo algo que incomoda, a máscara facial tem sido muito importante para tentar conter a proliferação desenfreada do vírus.

Também vale frisar ser possível optar por matérias que provoquem menos impacto nas orelhas. Alguns modelos têm uma espécie de extensor que deixa o acessório não ficar tracionando as orelhas. Há modelos em que as amarras são feitas na parte de trás e outra opção muito usada pelas mulheres é uma tiara com botão nas laterais em que pode ser colocado o elástico.

A vantagem dessas alternativas é que evitam o atrito e pressão constante pelo elástico na pele. Isso pode provocar vermelhidão, ressecamento e até mesmo ferimentos atrás das orelhas. Infelizmente, a pandemia do coronavírus está longe de chegar ao fim. Por isso, manter todas as orientações para evitar o contágio continua sendo a melhor forma de evitar contrair o vírus.