Ivermectina? 4 coisas que você precisa saber antes de usar

Saiba mais sobre as 4 principais doenças causadas por parasitas no ser humano que são combatidas e tratadas com Ivermectina.

PUBLICIDADE

A Ivermectina é amplamente utilizada contra parasitas de diversas classes, combatendo e matando invasores do organismo como vermes e ácaros. As 4 principais doenças tratadas com Ivermectina são:

Pediculose: A pediculose é a doença mais comum tratada com Ivermectina. Ocorre devido ao parasita Pediculus humanus capitis, popularmente conhecido como “piolho”. É muito frequente em crianças de até 12 anos e entre pessoas privadas de liberdade. Geralmente essa doença causa quadros leves de irritação na pele e couro cabeludo, mas se não for bem tratada pode causar lesões graves e infecções.

Filarióse (ou elefantíase): doença causada pelo verme Wuchereria bancrofti que é transmitido pela picada de um mosquito contaminado. É uma doença crônica que causa “entupimentos” no sistema linfático. Se não for tratada de forma precoce com antiparasitários como a Ivermectina, provoca grandes edemas nos braços, pernas ou testículos.

No vídeo a seguir, os efeitos colaterais e usos da Ivermectina

Ascaridíase: essa doença é muito comum entre crianças pequenas e em comunidades onde não existe água tratada e as condições sanitárias são ruins. É causada pela infestação do verme Ascaris lumbricóides, a lombriga, e pode provocar desde simples desconforto abdominal até a morte de uma pessoa.

Escabiose: também conhecida como sarna, é uma doença muito comum em cães mas também pode afetar humanos, em especial, pessoas que tiveram contato com animais doentes sem proteção e sem higiene, pessoas em condições insalubres e população carcerária. É causada pelo parasita Sarcoptes scabie e a Ivermectina é o principal remédio contra sarna.