Ivermectina em tempos de Covid: para que serve e cuidados com o uso em adultos e crianças

Saiba quando a Ivermectina é recomendada para uso em crianças e adultos e os cuidados a se tomar com esse famoso remédio.

PUBLICIDADE

A Ivermectina é usada tradicionalmente como um antiparasitário, ou seja, ela é recomendada para matar diversos parasitas do corpo, como piolhos e vermes. Geralmente a dose a ser tomada é única – um comprimido é eficaz no combate da doença.

Vale dizer que a dose varia muito de pessoa para pessoa e deve ser proporcional ao tamanho e ao peso de cada indivíduo, por isso é fundamental que, para que o medicamento funcione corretamente, um médico e um especialista farmacêutico sejam consultados.

Doses erradas de Ivermectina são ruins: se muito baixas não fazem efeito, e doses muito altas podem gerar efeitos colaterais graves em algumas pessoas como intoxicação, urticária e reação extrema de hipersensibilidade.

Pessoas que por algum motivo ingeriram superdoses de Ivermectina devem consultar um médico imediatamente para saber como proceder para evitar danos ao organismo.

O uso da Ivermectina em adultos e crianças é contraindicado nos casos em que a pessoa possua:

  • Alergia ou hipersensibilidade a algum dos componentes do comprimido; 
  • Meningite ativa ou em tratamento; 
  • Doença ou lesão no Sistema nervoso central com comprometimento da barreira hematoencefálica e/ou problemas nos receptores GABA-enérgicos do cérebro. 

Adultos e crianças podem tomar a Ivermectina, mas um cuidado especial com as crianças é que elas devem ter mais de 5 anos e pesar mais de 15 kg para tomar o remédio. Crianças fora dessa classificação não devem usar Ivermectina a não ser se for recomendado por um médico, em especial, por um pediatra.