Esses sãos os motivos de a ivermectina não curar a Covid-19: ‘Se tornaria um veneno’

O remédio é bastante utilizado no tratamento precoce da Covid-19, mas ela realmente funciona?

PUBLICIDADE

A ivermectina se tornou popular no ano de 2020 após a pandemia da Covid-19. Muito médicos usam o remédio no “tratamento precoce” contra o vírus. Bolsonaro, por exemplo, vive recomendando o uso da medicação, assim como incentivou por meses o uso da hidroxicloroquina e a cloroquina – todos, remédios que não tiveram seus efeitos comprovados contra o vírus. 

Bolsonaro chegou a basear a indicação do remédio ao associar os números baixos de morte em países do continente africano por uso do medicamento em campanhas anteriores contra parasitas, função real da medicação. Contudo, as notícias que circulam sobre o controle do coronavírus na África pelo uso da ivermectina são falsas, os próprios governos desses países deram a informação desmentindo as tais afirmações.

“Ainda não existe um tratamento contra a covid-19”, diz o site do Instituto de Saúde Pública da Etiópia. “O que existe são estratégias para o alívio dos sintomas”, continua o texto.

A Anvisa também chegou a informar que a ivermectina não era uma medicação contra o vírus e que o seu uso deveria ser prescrito por um médico.

A ivermectina começou a ser usada em abril de 2020, quando testes in vitro realizados pela Universidade da Austrália trouxe estudos feitos com a medicação no combate ao novo vírus, que mostrou resultados positivos. Contudo, a substância só seria efetiva se fosse dosada em altas quantidades, o que tornaria a medicação em um veneno.

No vídeo acima você pôde conferir os efeitos colaterais e para que a ivermectina é destinada. Qualquer dúvida, lembre-se de procurar ajuda médica. Antes de suar qualquer medicamento, tenha a prescrição de um profissional e sempre leia a bula original.