Vídeo de menina cega ganhando coleção de Harry Potter em braile está comovendo a todos

Tia da criança com deficiência visual conseguiu doações para obter a coleção de livros em braile.

PUBLICIDADE

Embora nem todo mundo curta as obras de ficção da saga Harry Potter, muitas crianças e adolescentes acabam se interessando pelos livros e filmes sobre o bruxo. As histórias ganharam o cinema e até se tornaram videogames.

Entretanto, nem toda criança e adolescente que tem interesse pelas obras conseguem ter acesso a ela e não é necessariamente por uma questão financeira. Esse é o caso de Emrie, uma criança cega que estava muito animada para conhecer a história do bruxo, devido as informações que lhe passavam, mas não tinha um livro em braile.

Foi então que sua tia passou meses arrecadando doações para conseguir que a sobrinha realizasse o sonho de ter livros em braile de Harry Potter.

Um vídeo mostrando a entrega do presente no Natal acabou repercutindo nas redes sociais. Emrie toca o primeiro livro e consegue ler que ele se chama Harry Potter e a Pedra Filosofal, ficando eufórica.

Nesse momento, seus parentes comunicam que ela não ganhou apenas o primeiro livro de Harry Potter, mas a coleção inteira com as sete obras em braile e ela fica muito feliz, gritando de alegria em uma cena comovente.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), cerca de 36 milhões de pessoas em todo o mundo são cegas e quase 130 milhões possuem visão reduzida. Apesar da evolução da tecnologia e elementos lúdicos, ainda são bem escassas as obras literárias produzidas em braile no Brasil e no mundo, o que retarda a inserção de portadores de deficiência visual na sociedade, em especial crianças e adolescentes que estão aprendendo a ler.