Veias saltadas na mão é normal? Conheça o significado e quando é preciso se preocupar

Muitas pessoas têm dúvidas em relação a esse assunto e esse artigo vai revelar quando se preocupar.

PUBLICIDADE

Ter as veias saltadas é algo normal? Provavelmente, muitas pessoas têm dúvidas quanto a esse assunto. Talvez você tenha perdido peso e percebeu que as veias ficaram mais saltadas, ou até mesmo esteja pegando firme com a atividade física e ficou apreensivo em notar as veias mais aparentes no corpo.

A boa notícia é que não é nada grave. As veias mais saltadas no corpo não são, necessariamente, um problema de saúde. Pelo contrário, elas podem ser um indício de que esteja com uma musculatura boa e com pouca gordura. A grande maioria dos atletas têm as veias do corpo desse jeito.

Existe uma explicação científica para a questão. A veia fica localizada na camada entre a pele e o músculo, no meio da gordura. Portanto, se o indivíduo tem pouca gordura no corpo, a tendência é que ela acabe ficando mais aparente, segundo a explicação do especialista no assunto, o Doutor Bruno Naves, que é o presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

Contudo, é necessário observar se além das veias saltadas, você apresentar algum outro tipo de sintoma, como alguma dor, por exemplo. Nesta situação é importante investigar se pode ter algum problema de saúde envolvido. “Toda veia saltada que venha acompanhada de algum sintoma deve ser investigada”, frisou o especialista.
Caso tenha sentindo uma dor na perna após um dia intenso de trabalho, pode se tratar de varizes, portanto necessita de investigação.

Já as varizes são veias dilatadas que surgem principalmente nas pernas e pés. Diferente das veias saltadas, elas são onduladas, tortuosas ou serpentinosas. As varizes também podem provar escurecimento na região da pele, dor e até mesmo coceira. Caso a pessoa não faça o tratamento, elas podem chegar a aumentar de tamanho com o passar do tempo.