Medo do Halloween? Conheça a festa de celebração do dia dos mortos no México

O Dia dos Mortos é lembrado anualmente em 2 de novembro, mas seus preparativos iniciam desde o dia 31 de outubro.

PUBLICIDADE

Conhecido como o dia dos mortos, o Halloween é comemorado entre o dia 31 de outubro ao dia 2 de novembro no México. Durante esse período os mexicanos se reúnem para relembrar e honrar a memória dos entes queridos que faleceram. 

Mesmo sendo uma data para lembrar de quem já partiu, é um feriado festivo, colorido e não uma passagem triste e mórbida. Familiares dos falecidos vão aos cemitérios passar um tempo por lá, na presença de parentes mais chegados de quem já se foi dessa terra.

O Dia de Finados em alguns países é uma data triste, marcada por homenagens feitas através de missas e orações. Bem diferente do México, onde as pessoas celebram de maneira alegre o feriado de finados, confeccionando fantasias de todos os estilos para o evento.

Durante a homenagem aos mortos, tem músicas, oferendas e desfiles dos fantasiados a caráter para ocasião. El Día de Los Muertos na língua espanhola já se tornou uma das comemorações mais populares do mundo. Mas devido à pandemia do coronavírus que assola o mundo, as homenagens certamente serão mais contidas. A tradição de Halloween em alguns lugares são mais forte, e vistas também como atração para os turistas.

O evento foi declarado pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Lembrando que muitas pessoas costumam confundir o dia dos mortos com o dia das bruxas, por serem lembrados em datas próximas. Os dois eventos costumam ter fantasias de caveiras, confundindo as celebrações. A origem do dia dos mortos mexicanos segundo informações do site MSN, dia de finados é um feriado considerado católico, que sofreu influências indígenas.