Papa Francisco é alvo de montagem e foto viraliza nas redes; religioso não fez gesto obsceno

Foto original foi tirada às vésperas do Natal de 2014, sendo alterada recentemente.

PUBLICIDADE

Desde o início deste mês, uma suposta foto do Papa Francisco fazendo um gesto obsceno para os fiéis viralizou nas redes sociais, e se tornou assunto de grande repercussão. No registro, o religioso aparece mostrando o dedo do meio em uma aparição na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Através da ferramenta de verificação de notícias, o Facebook foi acionado para que o material fosse analisado. O primeiro compartilhamento da imagem na rede social foi realizada no dia 2 de outubro, sendo amplamente divulgada por outros usuários.

Checagem 

Apesar de todo a polêmica, o Estadão Verifica constatou por mecanismos de buscas que a foto se trata de uma montagem, com religioso sendo vítima de Fake News. Através de pesquisas, o jornal de São Paulo identificou que o registro foi adulterado. O clique original foi feito no dia 24 de dezembro de 2014, pelo fotógrafo Franco Origlia. Em nenhum momento, o Papa Francisco fez o gesto. 

Em uma busca reversa de imagens no Google e no TinEye, é possível encontrar a foto verdadeira. A posição do religioso é a mesma no comparativo, bem como o local onde aparecem outros homens na foto.

O Papa Francisco se tornou alvo de uma caminha de desinformação, principalmente depois em que em um documentário apareceu afirmando que não é contra a união civil entre pessoas do mesmo sexo. Para prejudicar a imagem do religioso, foi compartilhada essa imagem inverídica. 

Esta não foi a primeira vez que o sacerdote argentino é vítima de boatos. Recentemente, o Estadão Verifica desmentiu uma informação de que Francisco estaria portando um crucifixo nas cores símbolo do movimento LGBT.