Você sabe por que as pessoas ficam arrepiadas quando sentem medo?

Ver um filme de terror ou se deparar com insetos assustadores, muitos motivos podem levar a esse arrepio.

PUBLICIDADE

Por que as pessoas ficam arrepiadas quando sentem medo? Se você não conhece o motivo, fique tranquilo, pois este artigo irá lhe ajudar a entender esse fenômeno que ocorre no corpo humano e também dos animais. Provavelmente, você já ficou arrepiado de medo ao se deparar com uma situação assustadora ou vendo um filme de terror daqueles bem sinistros.

Há também, pessoas que sentem arrepios pelo corpo quando ficam de frente com algum tipo de bicho que não gostam ou que sentem medo, se sentindo ameaçadas pela situação. Contudo, uma pessoa pode também ficar arrepiada com aquela brisa gelada que vem de maneira inesperada, deixando nosso corpo arrepiado, reproduzindo uma resposta natural do organismo que vai aumentar a camada isolante na pele com o intuito de amenizar a sensação.

Ficar arrepiado com frio é algo natural, pois ficou claro que é uma reação natural do corpo. Mas, por qual motivo isso ocorre quando se sente medo ou será que há uma relação entre os dois tipos de movimentos involuntários dos pêlos?

Na verdade, o arrepio é um mecanismo de defesa usado pelo corpo. Pessoas com gatos em casa, certamente já perceberam que os felinos, quando se assustam, costumam ficar com os pêlos arrepiados, principalmente na região da cauda.

O fenômeno que acontece com o corpo humano também tem o objetivo de parecer fisicamente maior mediante uma suposta ameaça. Mesmo com uma quantidade de pêlos bem menor no corpo do que os felinos, o corpo acaba reagindo da mesma maneira, como uma espécie de resquício evolutivo de uma época em que os humanos eram mais peludos.