Esqueleto de criança enterrada com caldeirão na cabeça gera mistério e causa intriga na população

Os restos mortais da criança, que possivelmente viveu no século XVI, foram encontrados ao lado de uma faca na Sibéria por arqueólogos.

PUBLICIDADE

Uma descoberta curiosa está chamando a atenção de pesquisadores arqueológicos na região de Bolshoy Poluisky Sor, no norte da Sibéria. O corpo esquelético de uma criança foi encontrado sepultado com um caldeirão em sua cabeça.

Informações apuradas pelo site Aventuras na História apontam que a criança, possivelmente do sexo masculino, teria vivido por volta do século XVI. Já o caldeirão encontrado em sua cabeça aparenta ter sido utilizado como uma espécie de capacete. Outro objeto misterioso encontrado do lado do corpo do menino foi uma faca de ferro.

Através de uma análise histórica da época e do local, as suspeitas são de que a criança teria sido sepultada desta maneira, a fim de que estivesse armada para enfrentar uma vida após a morte, de acordo com a crença da região. Embora os caldeirões fossem objetos comuns nos túmulos da época, este é o primeiro registro oficial de um cadáver sepultado com ele na cabeça, guardando o crânio do esqueleto.

De acordo com Alexander Gusev, do Centro Científico para Estudos do Ártico em Salekhard, “esta descoberta mostra uma mudança no rito do enterro para as pessoas que viviam no oeste da Sibéria no século 16”. Certamente, os trabalhos arqueológicos servirão para a compreensão da maneira como aqueles povos levavam suas vidas à época.

Além do caldeirão e da faca de ferro, existem outros mistérios no sepultamento desta criança. O menino foi enterrado de costas, e usava um brinco de arame de cobre. Próximo aos restos mortais havia também uma concha de ferro de um pedaço de folha de prata.