A cor da sua língua pode indicar algo importante sobre a sua saúde

Muita gente não sabe, mas a cor da língua pode indicar alguns problemas sérios de saúde.

PUBLICIDADE

A maioria das pessoas não costuma prestar atenção, mas a língua pode dar sinais importantes de como anda a saúde. Principalmente, em referência a partes do corpo que não se vê. A cor desse músculo específico no que diz respeito ao seu tamanho e espessura  pode revelar muito sobre o estado de saúde físico.

A verdade é que a cor da língua é um dos principais sinais de alerta para problemas nos órgãos internos. Inclusive, a saburra, uma capa grossa e esbranquiçada que se forma na língua de muitas pessoas pode indicar alguma coisa (além de ser um sinal que a pessoa pode ter mau hálito).

Se você é uma pessoa curiosa e quer saber o que a sua língua revela sobre sua saúde, é importante saber que não é apenas colocar o músculo para fora na frente do espelho. Afinal de contas, alguns alimentos podem alterar a sua coloração. Além disso, alguns medicamentos e o cigarro também podem mudar sua cor.

Por isso, para que uma análise adequada possa ser feita, observe a cor da sua língua uma hora antes de se alimentar. A melhor hora para fazer isso é na parte da manhã, antes da escovação e usando a luz natural. Cada cor da língua pode revelar um problema de saúde diferente.

O que a cor da língua revela sobre sua saúde

Se a língua estiver na cor vermelha pode ser processo inflamatório ou infecção, a cor vermelha mais intensa está associada a doenças no sangue e do coração. Se a língua estiver no tom amarelo pode ser fígado ou estômago, na cor violeta doença pulmonar, cor azul sinal de doença nos rins. Contudo, caso ela esteja na cor branca pode ser indício de desidratação, infecção por fungos ou mesmo uma gripe, na cor cinza indica doença no sistema digestivo e a língua pálida está ligada a deficiências de vitaminas ou anemia.

A cor da placa na língua pode indicar sobre a saúde

Ter uma camada fina branca sobre a língua é algo considerado normal, principalmente se é possível remover usando a escova de dente. Mas, essas placas grossas podem ser sinal de um sério problema de saúde e a espessura da placa está diretamente associada ao nível da complicação.

Placas brancas grossas pode ser sinal de infecções e intoxicação. A placa cor de café indica doença pulmonar e a amarela mau funcionamento dos órgãos do sistema digestivo. Já a placa cinza está ligada a úlceras gástricas e gastrite.

Vale ressaltar que é importante procurar a ajuda de um profissional da área, somente ele pode dar o diagnóstico correto e indicar o melhor tratamento quando necessário.