Pouca gente sabe, mas é por esse motivo que os gatos gritam durante o acasalamento

Aquela gritaria noturna dos gatos no telhado tem uma explicação inacreditável! Se você sempre se perguntou porque são tão barulhentos, saiba agora!

PUBLICIDADE

Além da briga entre os machos para disputar uma fêmea, os bichanos continuam fazendo muito barulho durante o acasalamento. Quem vive próximo de onde há gatos, com certeza já acordou durante a noite sem entender o porque dessa balbúrdia que os felinos promovem nas madrugadas.

Assim como outras espécies animais, os gatos machos disputam a atenção da fêmea na base da força e da violência. As brigas são ferrenhas e não há regras, alguns animais saem extremamente feridos destas batalhas travadas pelo “amor” de uma gata. Apesar disso causar muito barulho, esse não é o momento da vida noturna dos gatos que mais incomoda. 

Após a luta, o macho vencedor parte em busca do seu mais valioso espólio de guerra: o acasalamento. Mais do que um momento de prazer, ele tem a oportunidade de perpetuar seu DNA enquanto faz seu papel na continuação natural da espécie. Mas esse prazer do macho pode não ser tão interessante para a fêmea. 

É ela a principal responsável pela barulheira, emitindo altos miados, uivos e até gritos. Por que? 

A explicação está na agressividade do macho, que não se limita à hora do confronto. Ao “ganhar” a fêmea, o gato a imobiliza com suas garras e dentes afiados, mordendo-lhe a nuca e cravando as unhas em sua barriga. Para completar, a penetração do acasalamento é ainda mais dolorosa. 

O órgão reprodutor do animal possui espículas. As espículas são como pequenos espinhos, que tem a função de estimular a ovulação e causam muita dor. Uma fêmea pode ovular várias vezes e gerar filhotes de descendência diferente na mesma gestação. Portanto, perder uma briga não é sinal de que o macho jamais fecundará aquela genitora. Após o vencedor deixar o local, pode haver uma nova chance. 

Se forem castrados, os animais perdem essa característica e seus órgãos passam a ser completamente lisos. Mas a castração não tem como objetivo acabar com o barulho e sim reduzir a população de animais abandonados, sendo considerada pelos protetores de animais como um ato de cuidado.