EUA continuam a investigar ovnis, afirma New York Times

Programa secreto permanece ativo; Senadores pedem a liberação de informações sobre os estudos.

PUBLICIDADE

De acordo com reportagem divulgada no New York Times, na última quinta-feira (23), os objetos voadores não identificados (OVNIS), avaliados pelos ufólogos como sendo de origem extraterrestre, continuam a ser pesquisados pelas autoridades do país.

Embora o Pentágono tenha declarado o fim do programa há alguns anos, os jornalistas Ralph Blumentahl e Leslie Kean foram informados que as pesquisas ainda estão ativas.

Atualmente, o Gabinete de Inteligência Naval é o responsável pelo andamento do projeto secreto, que avalia o encontro entre pilotos militares e os ovnis, batizados de veículos aéreos não identificados. Veja a seguir gravações reais feitas pelos militares.

Apesar de os oficiais do Pentágono manterem silêncio sobre o fenômeno e a maneira como ele é estudado, em junho passado o assunto veio à tona após um relatório do Comitê de Inteligência do Senado.

O comitê ressalta que o programa chamado Força-Tarefa de Fenômeno Aéreo Não Identificado deveria tornar públicas algumas descobertas sobre ovnis em até 180 dias após a aprovação de autorização do serviço de inteligência.

Medo dos terráqueos

Ainda que o temor de uma hipotética invasão alienígena faça parte da imaginação dos entusiastas da ufologia, o verdadeiro medo das autoridades é que alguma nação considerada rival, como a China ou a Rússia, tenha desenvolvido esse tipo de tecnologia.

Segundo o senador aposentado Harry Reid (democratas), que mantém relações com o comitê do Senado, o principal objetivo é descobrir se alguma nação adversária está por trás dessas aeronaves não identificadas e tecnologicamente superiores às norte-americanas.

Recentemente, o senador republicano Marco Rubio, presidente interino do Comitê de Inteligência do Senado, em entrevista à CBS, demonstrou preocupação com o fato desses objetos não identificados sobrevoarem facilmente as bases militares dos Estados Unidos.