Abandonado pelos pais: a emocionante história do menino com paralisia cerebral adotado por uma enfermeira

Ronei Gustavo Pires, de 12 anos, foi abandonado pelos pais biológicos antes mesmo de completar um ano.

PUBLICIDADE

A enfermeira Solange Maria Pires, de 56 anos, teve o rumo de sua vida modificado ao encontrar o menino Ronei Gustavo Pires. O menino, que nasceu com agenesia do corpo caloso, uma má-formação congênita na qual a criança não possui a estrutura que conecta os dois hemisférios cerebrais, estava internado no Pronto-Socorro de Cuiabá quando a enfermeira o encontrou.

Solange Pires prestava serviços para uma empresa especializada em home care. De acordo com o site G1, desde muito pequeno, Ronei sofria inúmeras convulsões devido à neuropatia, e com pouco mais de um ano foi diagnosticado com paralisia cerebral, passando a viver em estado vegetativo.

Devido às condições de saúde do menino, seus pais biológicos o abandonaram, alegando não terem condições psicológicas e financeiras para criá-lo. Ronei foi enviado para uma instituição para crianças aptas a serem adotadas no Mato Grosso. Em 2008, Solange, que era divorciada e morava sozinha, decidiu a adotar a criança, na época com 2 anos, de maneira provisória.

No ano de 2010, Solange Pires foi convocada pela justiça e acreditou que os pais biológicos de Ronei poderiam estar requerendo a guarda do filho de volta, porém, se enganou. A juíza responsável pelo caso afirmou que os pais biológicos teriam reafirmado a falta de condições de criar o filho. A magistrada perguntou se Solange possuía interesse de ter a guarda definitiva de Ronei.

A juíza me perguntou duas vezes, porque queria que eu tivesse certeza da responsabilidade que teria pela frente. Novamente, disse que era aquilo que eu queria. Não iria abrir mão do meu filho”, revelou Solange. A enfermeira recebeu o apoio dos filhos e cuida de Ronei quase que em período integral. A criança, que hoje está com 12 anos de idade, recebe atendimento de uma equipe de home care que conta com vários profissionais de saúde. Solange garante que Ronei superou todas as expectativas de vida devido ao amor que recebe.