Luz misteriosa surge no sul do Brasil e intriga os moradores do litoral

Desta vez os moradores do sul ficaram surpresos com uma luz que viram no céu.

PUBLICIDADE

Uma luz misteriosa surgiu no céu de Santa Catarina e muitas pessoas que flagraram o evento registraram tudo em fotos que foram compartilhadas nas redes sociais. Logo surgiram as mais diversas suposições por parte dos internautas, mas cientistas já estão analisando o ocorrido para tentarem descobrir do que se trata.

Depois de muitas teorias sobre as luzes no sul do Brasil, especialistas começam a acreditar que elas na verdade mostram o surgimento de um planeta. Segundo informou o jornal Zero Hora, uma imagem registrada por Rudinei Rosa no litoral catarinense mostra quando Júpiter surge no horizonte.

O empresário fez uma viagem e foi curtir o litoral de Santa Catarina quando se deparou com aquela imagem impressionante. Érico Kemper, que é professor de física na IFRS analisou a imagem, assim como o astrônomo Luiz Augusto da Silva e ambos disseram que de fato seria o surgimento do planeta.

Para os especialistas, muito do que foi dito a respeito desta luz é fake news e disseram que a imagem é verdadeira após analisá-la com o Stellarium, um poderoso software que analisa justamente estes registros de imagens no céu. Para Érico e Luiz Augusto, a luz seria realmente o ‘nascer’ de Júpiter no horizonte do sul no Brasil.

A imagem também mostra as estrelas da constelação de Sagitário, o que nos garante que o ponto luminoso mais embaixo é Júpiter , levando em conta as distâncias do planeta com a constelação e o horizonte“, disse Kemper, explicando ainda que as constelaçõe no céu funcionam como um importante sistema de referência para identificar com maior precisão a localização dos planetas e outros astros.