100 Anos após o naufrágio: Titanic pode ser retirado do oceano?

Entenda a opinião dos especialista, e veja como está o navio mais famoso do mundo.

PUBLICIDADE

Um grande clássico dos cinemas, lançado em 16 de janeiro de 1998, Titanic é considerado a melhor trama de romance até a data atual, vencedor de 11 Oscars, a dramaturgia ainda leva o público ás lagrimas quando visto.

Jack é um jovem pobre, desenhista que ganha os passaportes da viagem para a América em um jogo de cartas, encontra Rose, uma linda mulher que está noiva de Cal Hockley, um empresário bem-sucedido. Rose está prestes a se casar para salvar sua família da falência, mas dentro do navio encontra Jack, e se apaixona completamente pelo jovem.

Em 15 de abril de 1912 o navio se choca com um gigante iceberg e afunda no oceano atlântico, logo após as notícias, equipes de buscas começaram os trabalhos com intuito de encontrar destroços da embarcação, apenas em 1985 o navio foi localizado, pelo oceanógrafo Robert Ballard.

O navio está naufragado a 3.800 metros de profundidade, e muitos projetos foram estudados para retirar o Titanic do fundo do oceano, foi sugerido de enchê-lo de bolas de ping pong, ou injetar 180.000 toneladas de vaselina, foi arquitetado de usar meio bilhão de toneladas em nitrogênio líquido, para criar um “iceberg” embaixo do navio. Em seguida, ele poderia flutuar até a superfície, mas nenhuma dessas ideias chegou a ser testad. Para retirar a estrutura, seria necessária uma força descomunal vinda de um suporte da superfície.

Entenda a opinião dos especialistas, e veja como está o navio mais famoso do mundo

Titanic se encontra com bastante erosão, e um estudo feito recentemente descobriu uma alga que se alimenta dos destroços da embarcação, a estimativa é de que no próximo século o navio deve desaparecer por completo.