Ministro entrega carta de demissão, e Bolsonaro toma decisão

Decisão foi anunciada na tarde desta terça-feira (30); mais um ministro deixa o Governo.

PUBLICIDADE

Haverá mais uma troca em ministérios no governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Nesta terça-feira (30), um ministro entregou carta de demissão a Bolsonaro, e o presidente aceitou o pedido. Bolsonaro já estaria à procura do substituto para o cargo. A tarefa não será fácil.

Carlos Decotelli havia sido anunciado ministro da Educação na última quinta-feira (25), em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). Bolsonaro também postou foto ao lado do ministro e elogiou o seu currículo. Àquela altura, Decotelli era considerado pós-doutor, com formação no Brasil, na Argentina e na Alemanha.

Após muita polêmica, universidades da Argentina e da Alemanha negaram que ele tenha concluído os cursos. Nos últimos dias, Decotelli, que já estava trabalhando como ministro, ficou muito desgastado. Havia a informação de que Bolsonaro não queria demiti-lo, mas queria que ele pedisse demissão.

Foi o que aconteceu nesta terça-feira. Decotelli entregou carta de demissão para o presidente, que aceitou o pedido e agora parte em busca de um novo ministro para o cargo. Será o quarto. Ricardo Vélez Rodriguez, Abraham Weintraub e Carlos Decotelli não ficaram no comando da pasta.

Decotelli foi uma indicação da ala militar do Governo Federal e parecia ter um perfil bem diferente dos dois anteriores, que eram considerados integrantes da ala ideológica do Governo, ligada a Olavo de Carvalho. De acordo com o R7, os militares temem que um nome ideológico seja indicado com a saída precoce de Decotelli. O anúncio deve ser feito nos próximos dias.