Surge novo vírus que pode causar pandemia e brasileiros enlouquecem: ‘Apocalipse’

Os brasileiros souberam da notícia que o novo vírus tem potencial pandêmico e comentaram a situação nas redes sociais.

PUBLICIDADE

Cientistas já estudam a possibilidade de uma nova pandemia mundial. Isso porque alguns vírus estão presentes no mundo animal e tem potenciais de infectarem seres humanos.

Alguns pesquisadores identificaram uma nova cepa do vírus da gripe. Segundo o estudo, esta nova categoria do influenza (gripe comum) pode causar uma pandemia e poderia causar problemas, pois a população teria pouca ou nenhuma imunidade ao vírus, assim como aconteceu com o novo coronavírus.

A nova linhagem de gripe teria surgido recentemente e apresentaria facilidade de ser disseminada entre os seres humanos. Os cientistas identificaram que os porcos são os hospedeiros deste novo vírus.

Cientistas alertam que, por mais que o mundo esteja empenhado em vencer o novo coronavírus, a preocupação com outros vírus potencialmente pandêmicos não pode parar.

A pesquisa entorno da nova gripe identificou evidências de que alguns chineses que trabalham em matadouros já teriam sido infectados. O objetivo, no entanto, é monitorar de perto os porcos que portam o vírus e todos aqueles seres humanos que trabalham com eles.

A vacina já existente contra a gripe não preveniria esta nova categoria do influenza, mas poderia ser modificada para se tornar eficaz.

Reação dos brasileiros

Muitos internautas comentaram a situação nas redes sociais e também fizeram piadas entorno do assunto.

Ainda sem muitas informações sobre como este vírus seria transmitido, outros internautas questionaram sobre uma suposta infecção via oral, que ainda não foi comentada por cientistas.

Porco está presente no cardápio brasileiro

O Brasil é o quarto país na lista mundial a produzir mais carnes suínas. São mais de 3,1 milhões de toneladas por ano. Pratos tradicionais do país tupiniquim contam com o animal, como o virado à paulista, feijoada e tantos outros.

No entanto, ainda não há um especificamento científico sobre se o vírus seria transmitido somente por animais vivos ou também por mortos.