Perfeccionista e obsessiva: a assombrosa face da mãe de Rafael e o mistério que tira sono da polícia

Antes de Alexandra admitir que havia tirado a vida de Rafael com uma corda, delegados já tinham elementos para acreditar em homicídio doloso.

PUBLICIDADE

A morte do menino Rafael, de 11 anos de idade, deixou um mistério que tem tirado o sono da polícia até agora. Afinal, o que teria levado a mãe da criança, Alexandra Dougokenski, a tirar a vida do garoto? Para responder essa pergunta, a polícia se vale de depoimentos, pistas e da reconstituição do crime.

Além disso, foi traçado um perfil psicológico da mãe de Rafael. A mulher seria perfeccionista, não aceitaria ser desrespeitada, além de ter uma verdadeira obsessão por limpeza. No momento da reconstituição do crime, por exemplo, Alexandra Dougokenski chegou a pedir à polícia para se “ambientar” melhor dentro da própria casa. 

Ela então ajeitou uma fotografia, além de fazer perguntas aos agentes sobre objetos que não estariam mais ali. Alexandra Dougokenski, segundo o delegado do caso, teria entrado em pânico ao ver que sua casa não estava mais do que jeito que ela deixou. O estilo extremamente metódico pode ser o que vai explicar a morte de Rafael. 

O delegado do caso, Ercilio Carletti, diz que sempre teve a tese que a mãe matou o filho com intenção de tirar a vida dele e que nada aconteceu por um puro acidente. “Ficou evidente desde o primeiro dia que ela teve intenção. Vi o corpo do Rafael, tinha certeza, só não tinha o motivo”, lembrou o profissional, que deve agora indiciar Alexandra por homicídio doloso, quando há a intenção de matar. Antes, a defesa da mãe de Rafael tentava passar o caso como homicídio culposo, no qual a pena máxima é menor. 

“A forma como ele tinha sido morto, como estava visualmente, jamais iríamos confundir uma morte acidental com uma morte provocada por vontade. Se não fosse morte por dolo, não caberia nem mesmo a prisão temporária dela“, disse o delegado ao falar sobre o crime que chocou a pequena cidade de Planalto, no estado do Rio Grande do Sul.