Justiça toma decisão que afeta planos de saúde

Saiba como participar do processo, e documentos necessários para realizar os exames.

PUBLICIDADE

O coronavírus tem feito várias vítimas fatais em todo o mundo, e utilizar os equipamentos básicos exigidos ajudam na prevenção contra o vírus da Covid-19.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), publicou no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira (29), um decreto que força aos planos de saúde realizarem testes gratuitos sorológicos para detecção do novo coronavírus.

Justiça determina que plano de saúde teste a população contra coronavírus

As pessoas que tiveram contato com o vírus em algum momento desta pandemia poderão ser submetidos ao teste sorológico que identifica a presença de anticorpos (IgA, IgG ou IgM) no sangue. Este teste avalia como o organismo respondeu ao combater o Sars-CoV-2, e o exame é indicado para o paciente,  que exposto ao vírus, apresenta os sintomas a partir do oitavo dia.

A população que sentir alguns sintomas que se enquadre no caso do coronavírus, ou apresentar alguma síndrome gripal vão poder ir a qualquer hospital particular, apresentar os documentos básicos de identificação, que poderá realizar os testes gratuitamente.

Saiba como participar do processo, e documentos necessários para realizar os exames

Os planos de saúde já eram obrigados a realizar os exames gratuitos desde março, além do exame que identifica a presença do vírus, outros 6 exames eram realizados sem custos para a população. Nas últimas semanas, órgãos competentes receberam denúncias das dificuldades para realização dos exames por algumas operadoras de planos. Enquanto a vacina não está em vigor, as recomendações são o isolamento social e a utilização de máscaras em locais públicos para evitar a propagação do vírus.