Filha de Lima Duarte expõe lado desconhecido do pai: ‘muito medo’

A atriz, Débora Duarte, lembrou de uma situação em que trabalhou com o pai e relatou sobre as exigências postas por ele durante o trabalho.

PUBLICIDADE

Um dos rostos mais conhecidos da TV brasileira, não pelo verdadeiro nome, Ariclenes Venâncio Martins, mas sim pelo artístico, Lima Duarte, é também um dos artistas mais antigos ainda vivo da dramaturgia nacional, estando, atualmente, com 90 anos de idade.

O ator tem, ao todo, quatro filhos, sendo três biológicos, Mônica Martins, Pedro Martins e Júlia Martins, e uma enteada, a atriz Débora Duarte, considerada por Lima Duarte como uma verdadeira filha de coração.

Neste domingo (28), durante o programa Persona em Foco, da TV Cultura, Débora foi presenteada pelo padrasto, que gravou uma linda homenagem para ela. No relato, Lima Duarte conta que a atriz tinha apenas quatro anos quando se tornou de fato uma filha para ele, passando a habitar seu coração.

Atualmente, Débora está com 70 anos de idade, mas na época, quando o ator casou-se com sua mãe, Marisa Sanches, ela era bem novinha, ainda criança. De acordo com a atriz, ela demorou a descobrir que não era filha biológica de Lima Duarte, somente quando foi matriculada na escola pode ter essa percepção, tendo em vista que seus irmãos tinham o sobrenome do pai e ela não.

Débora não foi registrada com nenhum nome de Lima Duarte, por ser filha de um músico norte-americano chamado Douglas Duke. A atriz e o pai de criação chegaram a trabalhar juntos nas telinhas algumas vezes.

Em um relato, Débora lembrou de um trabalho dirigido pelo pai e expôs algumas características de um lado não muito conhecido pelo público, o de Lima Duarte exercendo, ao mesmo tempo, a função de diretor e pai. Segundo ela, não foi uma experiência muito fácil, principalmente pelas exigências impostas por ele: “Foi horrível. Ele tinha muito medo de me proteger. Ele foi muito linha-dura e exigente comigo. Ele deveria dirigir mais”.

Apesar de exigir da filha um trabalho exemplar, ela admite que o ator deveria exercer mais a função de diretor, desconhecida por grande parte do público que está acostumado a ver o renomado Lima Duarte atuando nas novelas.