Cientistas chineses identificam novo vírus com facilidade para se espalhar pelo mundo

Pesquisa foi publicada em revista científica americana e traz dois alertas importantes.

PUBLICIDADE

A população mundial não tem um minuto de sossego. Esta é a sensação depois de mais uma notícia bomba ser anunciada. Um novo vírus da gripe foi identificado por cientistas do país chinês. Este vírus tem facilidade para se espalhar entre a população mundial e começa a causar preocupações.

De acordo com as informações iniciais, o micro-organismo é uma variante do vírus da gripe e foi encontrado no organismo de porcos criados em diversas províncias da China. As características desse vírus são preocupantes, basicamente, por dois motivos.

O primeiro é que as vacinas atuais contra a gripe parecem não ser eficazes contra a nova cepa do vírus influenza. Em segundo lugar, apesar da origem animal, o vírus parece não ter dificuldades para infectar seres humanos. Alguns criadores de porcos, inclusive, já teriam sido infectados, mas se recuperaram. Havia anticorpos do vírus no organismo.

Os dados dessa nova doença foram divulgadas na revista científica norte-americana PNAS. A pesquisa foi coordenada pelo cientista George Gao. Ele trabalha no Centro chinês de controle e Prevenção de Doenças.
A pesquisa foi encaminhada para publicação em dezembro do ano passado, antes do estouro da pandemia do novo coronavírus, que já matou mais de meio milhão de pessoas em todo o mundo.

Os vírus que causam a gripe costumam entrar em mutação no organismo de seus hospedeiros. Este novo vírus identificado é classificado como H1N1, mas as vacinas contra H1N1 disponíveis no mercado não podem neutralizá-los devido às mutações.