Será que já é hora de seu filho usar desodorante?

Início da puberdade pode acontecer bem mais cedo do que os pais imaginam.

PUBLICIDADE

Como entender que aquela pequena menina que ainda brinca de bonecas ou o menino que enfileira seus carrinhos pela casa já estejam precisando usar desodorante? Acontece que aquele odor forte e desagradável nas axilas pode surgir mais cedo do que se imagina. Segundo a pediatra Monica Ester Orensztejn, é mais comum que apareça em crianças com idade entre 11 e 12 anos, mas também há a possibilidade de se manifestar também nos pequenos a partir dos nove anos.

“Quando isso ocorre, são os hormônios indicando o início da puberdade”, ela explica.

Se o cheiro forte aparecer ainda mais cedo, no entanto, os pais precisam estar atentos, pois é provável tratar-se de um quadro de alteração hormonal apresentado pela criança.

“Quando este odor mais evidente se manifesta antes dos oito anos de idade nas meninas e antes dos nove nos meninos, já é um sinal de que essas crianças estão entrando na puberdade antes do tempo”, observa a pediatra.

Nesses casos, ela aconselha procurar um médico especialista, que provavelmente indicará os exames necessários para avaliar se há alguma anormalidade hormonal que esteja levando à puberdade precoce.

Que tipo de produto usar? 

Será que as crianças podem usar desodorantes?

“Sim, mas com cautela”, aconselha a pediatra. “Isso porque os produtos para adultos normalmente têm componentes que podem irritar a pele, causando alergia”.

Por esse motivo, nos casos em que os pequenos tenham menos de 12 anos, o mais indicado é recorrer a algum desodorante exclusivamente infantil, com fórmulas mais suaves, como aquelas em creme ou roll-on e sem álcool.

Já os antitranspirantes, que atuam inibindo a produção do suor, estão liberados apenas para crianças com mais de 12 anos, assim como os produtos em aerossol.

Enquanto for possível, o melhor é reservar o uso de desodorante para os dias mais quentes ou aqueles em que os pequenos irão praticar uma atividade física.