Urgente: situação se agrava e outro estado fará Lockdown a partir de amanhã, por 14 dias

Governador acaba de fazer pronunciamento e pede ajuda dos comerciantes para conseguir êxito no fechamento.

PUBLICIDADE

Infelizmente o novo coronavírus continua assombrando a vida dos brasileiros, e porque não, do mundo. Com novas ondas de contaminação e alguns ‘abre e fecha’ de comércio que são definidos a cada momento, mais um estado brasileiro decidiu por fazer um lockdown, em situação de urgência, a partir do dia 30.

Até então, o único estado que tinha feito o uso deste recurso foi o Ceará, que ainda conta com números bem acima da média e se junta aos três estados como maiores índices de disseminação da doença. Só que desta vez, quem deve estar ‘fechando as portas’ será Goiás, estado comandado pelo governador Caiado.

Fechamento por 14 dias

O governador reforçou a necessidade do lockdown e disse que fornecerá auxílio policial aos prefeitos que optarem por manter suas cidades fechadas: “Isso é imoral, desumano, eu não posso aceitar que haja omissão de autoridades. A responsabilidade é de todos nós. Cada prefeito e cada prefeita vai responder pelo caos nos seus municípios. Reflitam bem, analisam bem. Fornecerei as minhas polícias a todos os prefeitos que quiserem que haja cumprimento 14 por 14”.

A ideia de Caiado é a de manter um Lockdown de 14 dias fechados e 14 abertos, em regime cíclico, até o fim de setembro.

O termo Lockdown não tem uma definição única, válida para todos os lugares, mas representa um endurecimento de medidas e o apertamento das regras de isolamento social, visando que menos pessoas se desloquem e acabem freando a disseminação do vírus. O normal do lockdown é ser uma medida de bloqueio total que, em geral, inclui também o fechamento de vias e proíbe deslocamentos e viagens não essenciais, restringindo a movimentação de pessoas e a circulação desnecessária pelas cidades.