E agora, qual máscara eu vou usar hoje? A dúvida cruel em tempos de pandemia

Estampas criativas e frases inspiradoras deixam o dia a dia mais leve.

PUBLICIDADE

Como uma forma de manter o bom-humor e a resiliência, mesmo diante de tempos assustadores, a escolha de máscaras bonitas ou criativas começa a fazer parte dos novos hábitos adotados durante a pandemia de Covid-19. Usadas tradicionalmente nos ambientes hospitalares para prevenir contágios de infecções, elas agora são também consideradas acessórios de moda e até mesmo passam a ser combinadas com a roupa do dia a dia.

“Usar uma máscara divertida pode fazer com que o dia seja melhor, não só para as pessoas que estão ao nosso redor, mas para nós mesmos”, diz a assessora de eventos, Karin Sichermann.

Karin tem várias peças de tecido que usa para trabalhar, fazer compras ou simplesmente caminhar. Uma em especial, com a estampa de uma boca dando um beijo, chamou a atenção nas redes sociais. “Quando eu saio com essa máscara, as pessoas sorriem para mim, então eu acabo me alegrando também”, ela conta.

“Já que todos somos obrigados a usar a máscara, vamos enxergar isso pelo lado positivo, ou seja, que ela é algo que realmente pode nos proteger e aos outros contra o coronavírus”.

Modelos para todos os gostos

Nas lojas físicas e online podem ser encontradas máscaras com motivos florais, frases inspiradoras, marcas de grifes, emojis, corações ou simplesmente lisas e que se adaptam com tudo, como a peça cor de rosa usada pela presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, que a mesclou com seu elegante tailler da mesma tonalidade. Ou a máscara em tom vinho exibida pela presidente da Eslováquia, Zuzana Caputova, e que combinava perfeitamente com seu elegante vestido tubinho.

Já na Alemanha, a estilista Friedrike Jorzig criou uma máscara matrimonial exclusiva para os vestidos de noiva expostos em sua loja em Berlim.

Pelo mundo todo, renomadas grifes apostam em modelos ousados e que já invadem as passarelas, como as da última Fashion Week Paris. Entre elas, estão a Givenchy, que desenhou um glamoroso boné com máscara acoplada e removível, com elementos como nylon, brim e couro preto.

No Brasil, por causa do coronavírus, muitos profissionais da moda também apostam na confecção de máscaras estilosas, tanto para ajudar na questão da saúde pública, quanto para evitar que suas costureiras fiquem paradas, já que a produção estancou em boa parte da indústria de roupas. Os estilistas empenham-se em criar peças cheias de cores e estilo, feitas com sobras de tecidos e retalhos.

“Decidimos começar a vender as máscaras com um preço justo, como uma forma de continuar girando a produção”, diz a estilista da marca paulistana Irrita, Rita Comparato.