Auxílio Emergencial: políticos milionários tiveram benefício liberado pela Caixa

Auxílio Emergencial terá mais três parcelas com valores menores nos próximos meses.

PUBLICIDADE

O Auxílio Emergencial tem sido um respiro para a população brasileira em meio ao cenário de crise imposto pela pandemia do novo coronavírus. No entanto, nem só quem realmente precisa está recebendo o benefício. De acordo com um levantamento promovido pelo jornal O Globo, políticos com patrimônio milionários já solicitaram o recurso criado pelo governo federal.

Se baseando em dados do Ministério da Cidadania e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o periódico constatou que candidatos a cargos públicos nas eleições de 2016 e 2018, estão recebendo ajuda do governo, sendo que as declarações de bens dos mesmos ultrapassam a barreira de R$ 1 milhão.

O levantamento apurou que 136 políticos que se encaixam dentro desta situação estão sendo beneficiados pelo Auxílio Emergencial, e já começaram a receber a segunda parcela.

A relação conta com postulantes a cargos de prefeito,  vice-prefeito, vereador e deputado estadual e federal. Dentro do que ficou estabelecido pelo governo federal, os políticos não se enquadrariam de nenhuma forma dentro do pré-requisitos do Auxílio Emergencial, que tem como objetivo ajudar pessoas que estão em situação delicada por já terem uma renda baixa.

De acordo com a Dataprev, empresa que fez o cruzamento de dados do Auxílio Emergencial, nos critérios estabelecidos pelo Ministério da Cidadania, não houve “previsão legal para verificação do patrimônio dos requerentes”, fato que poderia ter constatado inconsistências cadastrais e omissões na revelação da renda domiciliar e no Imposto de Renda.

Calendário

A Caixa Econômica Federal pagará nesta segunda (29) a terceira parcela do benefício para 1,9 milhão de pessoas que fazem parte do programa Bolsa Família, cujo o NIS termina no número 9. Além disso, outros milhões de brasileiros terão os R$ 600 creditados na Poupança Digital para poder fazer pagamento de contas ou utilizar o montante como um cartão digital, tudo através do aplicativo Caixa Tem.