Enfrente o coronavírus conversando com o seu cachorro

Pesquisa da Queen’s University do Canadá revela que a companhia de um pet ajuda a manter a sanidade.

PUBLICIDADE

Contar com a companhia de um pet como um cão ou gato pode ser uma ótima solução para aliviar a solidão durante a pandemia de Covid-19. Diversos estudos científicos demonstram que dividir a vida com um animal de estimação reduz o estresse, promove o aumento da serotonina e combate a depressão.

Ter um bichinho para alimentar, passear todos os dias ou simplesmente pegar no colo e acariciar, é algo capaz de trazer uma alegria genuína e simples, mesmo em tempos desafiadores como os atuais, segundo uma pesquisa feita logo no início da pandemia pela psicóloga L.F. Carver, PhD em Sociologia e professora da Queen’s University.

Foram entrevistados donos de cães e gatos, pessoas entre 30 e 90 anos, residentes em países como Canadá, Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda e Escócia. Enquanto alguns dos participantes enfrentavam a quarentena entre seus familiares, outros contavam com o pet como única companhia durante todo o período. Quando questionados sobre o que significava a convivência com o seu bicho de estimação nesses dias de isolamento, suas respostas incluíram palavras e frases como “conforto”, “alegria”, “um motivo para se exercitar todos os dias”, “carinho, afagos e até mesmo abraços”.

Muitos dos entrevistados que, em tempos normais haviam trabalhado em período integral, contaram que, quando isolados em casa, aproveitavam melhor o tempo ao lado do pet e também se entretiveram ao observar com mais detalhes o que os peludos faziam durante o dia, algo que antes não teriam como saber.

Entre outras frases comuns dos participantes a respeito de seus companheiros de quatro patas estão: “eu não saberia o que fazer sem ele”, “ele me faz seguir em frente”, “me mantém a sanidade”, “eu estaria perdido sem ele”.

Há também aqueles que declararam ter conversado com seus animais de estimação e que isso os ajudou a afastar a solidão.