in

Coronavírus já estava em esgotos um ano antes da pandemia

Uma pesquisa realizada nos esgotos constatou a presença do genoma da Covid-19 no início de 2019.

Paraíba rádio blog
Publicidade

O coronavírus teve disseminação mundial entre o fim de 2019 e o início de 2020, desde então, o mundo está lutando contra a doença que já foi a responsável pela morte de milhares de pessoas no mundo. O primeiro país a sofrer o surto da doença foi a China, os primeiros casos confirmados da Covid-19 surgiram lá, mas um estudo comprovou que no início de 2019, um ano antes da pandemia, os esgotos de Barcelona já estavam contaminados pelo genoma SARS-CoV-2, que coincide com a evolução do coronavírus.

Coronavírus já estava no esgoto um ano antes da pandemia

O estudo foi realizado pela Universidade de Barcelona, os resultados ficaram prontos em 11 de março de 2019. Um ano depois, aconteceu a declaração pela OMS de situação de pandemia. Na época do estudo, algumas pessoas que estavam apresentando sintomas peculiares aliados a sintomas de resfriado, provavelmente, foram liberados com diagnóstico de síndrome de gripe. 

É muito provável que desde aquela época o vírus já estivesse agindo, mas com proporção menor e na época ele provavelmente não era tão letal. Ficou comprovado que o vírus permanece vivo nas fezes de pessoas infectadas, essa, provavelmente, é a explicação para a presença do genoma SARS-CoV-2 nos esgotos da cidade.

Publicidade

Uma pesquisa realizada nos esgotos constatou a presença do genoma da Covid-19 no início de 2019

Duas estações de esgoto foram testadas na época, mas como não se sabia da letalidade e existência do vírus para humanos essa informação caiu no esquecimento das pessoas.

Publicidade
Publicidade

Os cientistas especulam que se o coronavírus estivesse sido identificado como um perigo há um ano, provavelmente já existiria cura para a doença e ela não teria tomado toda essa proporção.

Publicidade

Inscreva-se em nosso canal no YouTube e fique por dentro de tudo o que acontece. CLIQUE AQUI

Publicidade
Tatiane Braz

Escrito por Tatiane Braz

Estudante, escritora e apaixonada pela verdade, tenho como meta levar a notícia de forma clara e real. Amo ler e percebo a cada dia que um mundo melhor se faz quando o conhecimento que adquirimos é colocado em prática. Faça contato comigo: tatianebraz1998@gmail.com