Estudo aponta ‘solução natural’ para matar coronavírus em minutos

Organização Mundial da Saúde tem opinião contrária em relação ao estudo desenvolvido por dois cientistas.

PUBLICIDADE

A pandemia do coronavírus segue assolando muitos países com o registro exponencial de novos casos diariamente. No momento, o Brasil aparece como uma das nações mais afetadas pela doença, contabilizando mais de 60 mil óbitos. 

Apesar do cenário preocupante, dois cientistas elaboraram um estudo, onde afirmam que a luz solar tem significativas chances de eliminar o novo coronavírus em apenas 34 minutos. A informação foi divulgada pelo jornal birtânico Mirror Online. Segundo Jose Luis Sagripanti e David Lytle, o vírus não suporta altas temperaturas em superfícies.

Na elaboração do estudo, os pesquisadores analisaram qual era a capacidade dos raios ultra-violetas em destruir o vírus em várias cidades e em diferentes momentos do ano. 

O estudo sugere que “a luz do sol do meio dia em quase todo o território dos Estados Unidos e na maioria das cidades em todo o mundo durante o verão pode eliminar 90% do novo coronavírus presente em superfícies em somente 34 minutos“.

Segundo o levantamento dos cientistas, o novo coronavírus pode viver nas superfícies por mais de um dia.

A pesquisa foi publicada no jornal Photochemistry and Photobiology, “os dados que apuramos indicam que o SARS-CoV-2 deverá ser desativado relativamente rápido (mais rápido do que a Gripe A) durante o verão em inúmeras cidades em todo o mundo com uma grande densidade populacional“, diz um trecho do texto, assinado pela dupla de pesquisadores.

Posição da OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS), no entanto, já alertou em algumas oportunidades que a luz solar não previne o contágio e propagação do coronavírus. O órgão justifica o seu posicionamento dando como exemplo países que têm temperaturas quentes e estão registrando elevados casos da Covid-19.

Números no Brasil

Segundo país mais afetado pela pandemia, o Brasil segue registrando um número alto de óbitos e novos casos da Covid-19 diariamente.

Até o momento, são mais de 1,2 milhão de casos confirmados e pouco mais de 56 mil mortes. O número de pessoas recuperadas já se aproxima de 700 mil.