O seu bebê tem isso? Cuidado, detalhe despercebido e comum pode causar cegueira e meningite

O diagnóstico deve acontecer o mais rápido possível a fim de que se evitem possíveis sequelas.

PUBLICIDADE

Apesar de ser relativamente comum, as celulites não acometem apenas determinados membros do corpo, como as coxas e os glúteos. No caso dos bebês, aqueles incômodos furinhos que muita gente odeia podem atingir os olhos e, caso não seja feito o devido tratamento, evoluir para casos mais graves, que envolvem cegueira, perda da audição e até meningite.

Apesar de ser um tema pouco conhecido entre o público, é de grande relevância para a comunidade médica. Os aspectos da celulite nos olhos podem ser identificados a partir de um inchaço, o principal sintoma, o qual pode ser visto na pálpebra ou ao redor dos olhinhos do bebê.

É justamente este inchaço o responsável por trazer danos para a saúde ocular da criança. O mais comum é a redução do movimento ocular, desenvolvimento de visão turva e, em alguns casos, a perda completa da capacidade de enxergar.

Apesar do inchaço ser o sintoma mais comum, existem vários outros. Também podem indicar celulite nos olhos a aparência esbugalhada do globo ocular, pálpebras vermelhas, desconforto constante, febre e baixa energia da criança.

O agente causador deste problema, um grande temor para os pais, é um tipo específico de bactérias, cujo tratamento deve ser feito por meio do antibiótico. Problemas respiratórios, como sinusite e outras infecções, podem desencadear o aparecimento da celulite nos pequenos. Por conta da rapidez com que o quadro evolui, é fundamental consultar imediatamente um médico pediatra, pois quanto mais precoce o diagnóstico, maior a probabilidade não serem desenvolvidas sequelas.