Como assim? Jornal Nacional exibe dois números diferentes de mortes por Covid-19

JN tem exibido dados divulgados pelo Consórcio e pelo Ministério da Saúde.

PUBLICIDADE

Quem assiste ao Jornal Nacional, da Rede Globo, notou que nas últimas semanas o telejornal tem divulgado dois números diferentes de mortes, casos e novos infectados por Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, no Brasil. Mas por que isso acontece?

No começo do mês, o Ministério da Saúde causou polêmica ao anunciar uma nova forma de apresentar os números da Covid-19 no Brasil e retirou da página especial sobre a doença o número de óbitos. Isso fez com que a Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, anunciasse que pararia de divulgar os dados do Brasil.

Por aqui, grupos de comunicação se juntaram para poder divulgar os números coletados junto às secretarias de Saúde. O consócio formado por G1, O Globo, UOL, Extra, Folha de S. Paulo e o Estado de S. Paulo começou o trabalho e continuou mesmo após o Ministério da Saúde voltar a divulgar os dados.

De acordo com o Consórcio, 55.054 pessoas morreram em decorrência da Covid-19 no Brasil. Desse total, 1.180 mortes foram registradas nas últimas 24 horas. O total de casos no Brasil chegou a 1,233 milhão. Desses, 40.676 foram registrados nas últimas 24 horas. Os números foram divulgados por William Bonner.

Logo depois, em outro momento do telejornal, o mesmo Bonner voltou ao anunciar que 54.971 morreram por Covid-19, de acordo com o Ministério da Saúde. Os números diferentes podem gerar confusão nos telespectadores, mas a explicação acima já deixou tudo claro: um dado é do Consórcio e outro do Ministério da Saúde.

Mas por que a diferença? O fator decisivo para o número de mortes anunciado pelo Consórcio ser maior é o o horário de consolidação, às 20h, enquanto o Ministério da Saúde consolida tudo duas horas antes. Esta diferença causa a discrepância no número de óbitos por Covid-19.