Bonner mostra nuvem de gafanhotos que preocupa brasileiros: ‘ela avançou’

Gafanhotos estão na Argentina e tem alto poder de destruição de lavouras e pastagens.

PUBLICIDADE

Um dos assuntos mais comentados nas redes sociais nos últimos dias foi a nuvem de gafanhotos que está na Argentina e poderia vir em direção ao Brasil. Nas redes, muita gente demonstrou preocupação, outros fizeram memes e alguns citaram versículos bíblicos.

Willian Bonner, apresentador do Jornal Nacional, virou assunto depois de dizer que “não precisava disso agora” – no momento em que o país sobre com a pandemia do novo coronavírus. Nesta quarta-feira (24), o apresentador do principal telejornal da TV brasileira voltou a falar sobre o assunto e afirmou que a nuvem de gafanhotos avançou.

“Sabe aquela nuvem de gafanhotos que a gente disse ontem (terça-feira) que está na Argentina? Ela avançou… Mas em direção ao Uruguai. Os gafanhotos não representam perigo direto para os humanos, mas se alimentam de plantações e de pastos. Um quilômetro quadrado pode ter até 40 milhões de inseto”, explicou o jornalista.

Os gafanhotos têm a capacidade de devorar em apenas um dia a mesma área que alimentaria duas mil vacas. Isso mostra que o poder de destruição desses insetos é bem grande. De acordo com Bonner, a agência de saúde da Argentina monitora a situação. A nuvem de gafanhotos está a 150 quilômetros da fronteira com o Brasil.

A Secretaria Gaúcha de Agricultura está elaborando protocolo de emergência junto ao Ministério da Agricultura para evitar maiores problemas caso os insetos se desloquem em direção ao Brasil e cheguem ao Rio Grande do Sul. Perda de lavouras pode representar aumento no preço de alguns produtos e isso afetaria o bolso de muitos brasileiros.