Prefeito diz que não tem dinheiro para leitos de UTI, mas gasta verba em festa junina

Mais de 30 bandas foram anunciadas para a festividade, que contará com trio elétrico percorrendo a cidade.

PUBLICIDADE

O MPF (Ministério Público Federal) enviou nesta quarta-feira (24) um ofício para o prefeito da cidade de Paulo Afonso, localizada na Bahia. O objetivo é cobrar esclarecimentos a respeito do Forró Esperança, que será realizado em meio às comemorações da Festa de São João, e percorrerá as ruas do município nordestino.

Durante uma investigação conduzida pelo MPF, para tentar rastrear os caminhos da aplicação dos recursos públicos federais destinas ao combate do coronavírus na cidade, o prefeito Luiz Barbosa de Deus (PSD) alegou que a cidade não tinha verba para concluir os 10 leitos de UTI e 40 de internação previstos para o Hospital Nair Alves de Souza.

Agora o MPF quer saber como a prefeitura teve dinheiro para promover a festa, sendo que alegou não ter dinheiro para os investimentos em saúde pública, indispensáveis nestes tempos de pandemia.

O mesmo órgão quer saber ainda qual é a origem do dinheiro utilizado para o Forró da Esperança, diante das possibilidades de serem verbas federais, estaduais ou municipais, o que poderá agravar mais ainda o problema para a atual administração.

O MPF quer receber uma cópia da licitação utilizada para a contratação das bandas, previamente anunciadas para o evento, assim como os demais gastos da festa. Pelas redes sociais, inclusive na página da prefeitura no Facebook, foram anunciadas mais de 30 bandas. As festividades devem percorrer toda a cidade, em uma espécie de mini trio elétrico. Com cerca de 117 mil habitantes, Paulo Afonso já registrou 135 casos do novo coronavírus, além de 5 óbitos decorrentes de complicações da Covid-19.