Maju Coutinho dá notícia econômica que afeta todos os brasileiros

Ao vivo no Jornal Hoje, jornalista anunciou novo levantamento do FMI sobre o PIB brasileiro.

PUBLICIDADE

A pandemia causada pelo novo coronavírus tem afetado a economia de todo o mundo. O Brasil é hoje um dos epicentros da Covid-19, e deve ser bastante afetado economicamente. Nesta quarta-feira (24), a jornalista Maju Coutinho deu notícia ao vivo no Jornal Hoje que preocupa todos os brasileiros. 

“O FMI mudou a estimativa para a economia brasileira. E foi para pior. Em abril, a previsão era de um PIB negativo de 5,3%. Agora caiu para 9,1%, também negativo. Se confirmado, vai ser o pior desempenho da economia brasileira em 120 anos. A estimativa do FMI para o Brasil é pior do que para países como Rússia, Índia e África do Sul”, afirmou Maju Coutinho.

FMI é o Fundo Monetário Internacional e PIB é o Produto Interno Bruto. A situação brasileira é uma das piores em todo o mundo. A queda do PIB indica queda da produção econômica, o que consequentemente significa que o bolso de cada brasileiro será afetado de alguma forma.

O Brasil é um dos países que mais têm sofrido com a Covid-19. Em número de mortes, por exemplo, o país é o segundo que mais registrou óbitos. Nesta quarta, o número passava de 52 mil. Apenas os Estados Unidos registraram mais mortes por Covid-19.

Outro dado economico preocupante para o Brasil foi anunciado pelo IBGE. De acordo com o instituto, 19 milhões de brasileiros estavam afastados do trabalho em meio – este número representa 22,5% dos trabalhadores brasileiros. Deste montante, 9,7 milhões ficaram sem remuneração. Isso significa que 11,5% da população ocupada nãop recebeu salário no mês que passou.