Data para retomada das aulas presenciais é anunciada, mas com várias medidas de restrição

Reabertura vale para todo o ensino e estabelece combinação de aulas presenciais e virtuais.

PUBLICIDADE

Estudantes, pais e governantes têm uma grande preocupação com o ano letivo. As aulas foram suspensas desde o início da pandemia do novo coronavírus. Atualmente, a maioria dos alunos tem usado a tecnologia como ferramenta e estudam por meio de atividades online. Essa foi a forma encontrada pelas autoridades para dar continuidade aos estudos e evitar a perda do ano letivo.

O Estado de São Paulo já montou uma estratégia para receber novamente os estudantes. O comunicado foi realizado nesta quarta-feira, 24 de junho, e a data prevista pelas autoridades para a retomada do ano letivo é o dia 8 de setembro. Contudo, a proposta prevê várias medidas para que o plano possa realmente entrar em ação.

A volta às aulas vai ter medidas rigorosas e não prevê o retorno de todos os estudantes ao mesmo tempo. De acordo com o estudo realizado, neste período, o estado vai estar há 28 dias na fase amarela de flexibilização da economia. O governo paulista afirmou que a retomada das aulas seguirá três etapas, sendo escalonada. A primeira fase com a presença de 35%, a segunda com 70% e a última com 100% dos estudantes.

Protocolos de distanciamento e higiene deverão ser cumpridos de forma rigorosa pelas instituições de ensino. Além disso, todos deverão usar máscaras, inclusive haverá o fornecimento tanto para os estudantes quanto para os profissionais da área. Também será necessária a aferição da temperatura dos alunos na entrada da escola. O uso de bebedouros estará proibido. Esses são alguns dos critérios anunciados para o retorno das aulas.

O Governo de São Paulo também está estudando implantar o 4º ano do Ensino Médio de forma opcional para os alunos que desejarem se preparar melhor para poder prestar o vestibular.