Tomar banho com os filhos é certo ou errado? Especialista responde e explica consequências

Acima de tudo, você precisa estar aberto ao diálogo e possíveis questões das crianças

PUBLICIDADE

Seja por um hábito ou mesmo por praticidade, muitos pais optam por tomar banho na companhia dos filhos. Contudo, esse momento de intimidade pode ser perigoso para o desenvolvimento dos pequenos no futuro. Segundo a psicóloga e pedagoga, Betty Monteiro, é importante estabelecer limite.

A especialista disse que não existe nenhuma norma contra ou mesmo que o fato seja desaconselhado até os quatro anos. Na verdade, as contraindicações começam a partir dessa idade, pois pode acontecer da criança começar a despertar uma certa sexualidade. Entre os quatro e seis anos a criança começa ficar envergonhada ao se trocar na frente dos pais.

Por isso, a psicóloga frisa a importância de ensinar os filhos a tomarem banhos sozinhos e a cuidar do próprio corpo, pois isso ajuda no desenvolvimento da independência e autonomia. Betty também explica da necessidade de começar ensinar as crianças a partir dos quatro anos que ninguém deve tocar nas partes íntimas deles.

Contudo, o bom senso é a melhor maneira de se educar uma criança. “Assim como você educa quanto à etiqueta social e aos valores, você também precisa educar a criança para adquirir esse sentido de ter cuidado com o seu corpo e o corpo do outro”, explicou a especialista.

Os pais que desejam tomar banho com os filhos precisam estar preparados para as perguntas sobre as diferenças, pois é necessário responder. O assunto não deve ser tratado como um tabu, pois o silêncio pode acabar acarretando confusão.

Vale frisar alguns cuidados para os pais que costuma ter esse costume com os filhos. A higiene é extremamente importante, desde que o banho aconteça com água corrente limpa e no chuveiro, tudo bem. Mas, se for na banheira é algo que precisa ser repensado, pois a água acaba sendo compartilhada e não é legal.