Quem é infectado pelo coronavírus pode pegar de novo? A pergunta que intriga os cientistas

Pesquisadores do mundo todo tentam desvendar este mistério da Covid-19 para saberem como será o futuro.

PUBLICIDADE

Um estudo realizado sobre a queda de anticorpos em pacientes assintomáticos depois de dois meses de terem sido infectados pelo novo coronavírus tem chamado a atenção de cientistas do mundo todo, pois todos querem saber se quem pegou a Covid-19 pode pegar de novo ou não.

Quem é infectado e se curou, poderá ficar doente novamente ou está seguro? Infelizmente os cientistas ainda não conseguiram esta resposta, mas continuam se esforçando para desvendar este mistério.

A Nature Medicine publicou um artigo onde o autor da Universidade Médica de Chongqing na China, Ai-Long Hua, deu detalhes de dezenas de pacientes assintomáticos com o Sars Cov-2.

Estas pessoas foram submetidas a exames, e então foi detectado que estavam infectados. Elas conseguiram produzir uma boa quantidade de anticorpos. Mas oito semanas depois os níveis de anticorpos reduziram cerca de 81%.

O imunologista Gustavo Cabral, que é coordenador de um importante projeto para o desenvolvimento de uma vacina para barrar a Covid-19, explicou que este estudo mostra que há uma ineficiência dos anticorpos depois da infecção, porém, o corpo humano conta com algumas outras formas de proteger a pessoa contra o coronavírus.

Natália Pasternak, pesquisadora do Instituto de Ciências Biomédicas da USP disse que este é um estudo importante que começa a revelar mais sobre a imunidade inata de quem foi infectado pela Covid-19, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido.

Um outro estudo revelou que macacos infectados pelo vírus no final do mês de maio ainda estão protegidos contra o Sars CoV-2. Agora os cientistas continuam com a pesquisa para saber até quando esta proteção estará realmente funcionando.

Por enquanto, a ciência não sabe dizer se é possível ter Covid-19 mais de uma vez, mas os cientistas seguem com os estudos.