De exemplo a colapso: o que fez Curitiba quintuplicar casos de Covid-19?

As UTIs da cidade estão com a capacidade de ocupação quase esgotada por atitude simples.

PUBLICIDADE

Os cinco primeiros casos confirmados de coronavírus na cidade de Curitiba aconteceram a aproximadamente 100 dias. A confirmação da doença no estado fez com que o isolamento social começasse instantâneamente. Curitiba era considerada como modelo no quesito isolamento social, mas conseguiu entrar em colapso por um simples ato irresponsável.

De exemplo a colapso: o que fez Curitiba quintuplicar casos de Covid-19

Em meados de maio a contaminação por coronavírus na cidade já estava quase controlada. Assim, as autoridades locais acharam por bem liberar a abertura do comércio e das academias, isso fez com que muitas pessoas considerassem segura a saída de casa e, em muitos casos, saiam de casa sem usar máscara. O resultado foi desastroso, o número de contaminados quintuplicou na cidade.

Na última segunda-feira, 22 de junho, haviam 3.032 casos confirmados e 114 óbitos pela Covid-19. Um aumento considerável tendo como base o relatório do dia 16 de junho que apontava 510 registros. De acordo com a SESA, em todo o estado do Paraná, existem 14.336 casos e 460 mortes.

Além dos pacientes comuns, um profissional da saúde, o médico Caio Martins Guedes, de apenas 33 anos também teve a morte confirmada pela doença na última segunda. 

As UTIs da cidade estão com a capacidade de ocupação quase esgotada por atitude simples.

As UTIs da cidade estão praticamente com toda sua porcentagem ocupada. Praticamente 100% dos leitos da cidade estão ocupados. O sistema de saúde de Curitiba está a beira de um colapso, o sentimento dos médicos é de total impotência diante da grande demanda. 

As academias ainda fazem questão de se manterem abertas, muitos alunos e frequentadores fizeram protesto exigindo a permanência dessa rede como sendo de vital importância.