Forte terremoto atinge México e alerta de tsunami para a América é confirmado; podem ser várias ondas

Abalo, com epicentro no estado mexicano de Oaxaca, foi de magnitude 7,4, segundo o Serviço Geológico dos EUA.

PUBLICIDADE

Nesta terça-feira, 23 de junho, o México viu em seu território um forte terremoto. Segundo as primeiras informações, o terremoto que atingiu a Costa do país teria chegado a 7,4 graus na chamada Escala Richter. O governo dos Estados Unidos, após confirmar o terremoto, emitiu ainda um alerta de tsunami para uma região da América Central, que contempla alguns países. 

A possível tsunami  poderia atingir, além do México, países como Honduras, Guatemala e El Salvador. O epicentro do terremoto teria ocorrido no chamado estado de Oaxaca, mas pôde der sentido até mesmo na capital. De acordo com informações de O Globo, pelo menos uma pessoa teria morrido em Oaxaca em virtude dos fortes tremores. 

O Centro de Alerta e Tsunami do Pacífico dos Estados Unidos confirmou que ondas gigantes podem atingir a América. Essas ondas poderiam ultrapassar a altura de três metros. O órgão explicou que podem ser várias ondas seguidas e que não necessariamente a primeira é maior. Além disso, essas ondas conseguiriam ser capazes de ter um espaçamento entre elas de uma hora ou mais. 

“A onda inicial pode não ser a maior. O perigo pode permanecer por muitas horas ou mais após a onda inicial”, disse o órgão. Veja abaixo um vídeo que mostra parte de uma praia do México com as águas do mar retrocedendo. Segundo a mídia local, as águas teriam recusado de quinze a vinte metros. 

Nas redes sociais, pessoas que estavam no México compartilharam seus relatos do terremoto. Outras também manifestaram preocupação em relação às possíveis tsunamis.