‘Não temos Ministério da Saúde’, Mandetta critica Bolsonaro no exterior

Ex-ministro da Saúde deu entrevista à TV francesa e não poupou o presidente da República.

PUBLICIDADE

O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta concedeu entrevista exclusiva ao canal France24, da França, e não poupou críticas ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Mandetta esteve à frente da pasta no início da pandemia causada pelo novo coronavírus. Depois de desentendimentos públicos com o presidente, Mandetta acabou demitido no dia 16 de abril.

Depois de Mandetta, o médico Nelson Teich assumiu a pasta, mas ficou no cargo por menos de um mês. Desde o dia 15 de maio, o Ministério da Saúde é dirigido pelo ministro interino general Eduardo Pazuello. Bolsonaro é bastante criticado por isso.

À TV francesa, o ex-ministro afirmou que o ministério da Saúde está ocupado por militares. As palavras de Mandetta contra seu ex-chefe foram duras e para todo mundo ouvir. Para o ex-ministro, Bolsonaro preferiu dar mais importância ao aspecto econômico do que para a saúde.

Mandetta ainda afirmou que técnicos do segundo e terceiro escalão do Ministério da Saúde foram retirados e militares entraram no lugar. “Nós hoje não temos um Ministério da Saúde, temos uma ocupação militar do Ministério da Saúde”, afirmou o ex-ministro. Mandetta também disse que a história mostra que não há como sair forte de uma epidemia.

Para Mandetta, a forma como Bolsonaro conduz a pandemia choca o mundo. Segundo o ministro, o presidente prioriza a economia e outros líderes mundiais, como Donald Trump e Boris Johnson, que tinham o mesmo posicionamento, voltaram atrás. “O presidente do Brasil permaneceu e permanece até hoje com esse tratamento inadequado, e essa falta de respeito às vítimas”, finalizou Mandetta.