Brasil chega a 51 mil mortes por Covid-19 e Bolsonaro faz apelo a governadores e prefeitos

Presidente fez apelo a governadores e prefeitos em relação à reabertura da economia.

PUBLICIDADE

Desde o início da pandemia causada pelo novo coronavírus, em março, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) mantém uma postura em defesa da economia. Se dependesse exclusivamente dele, muitas atividades comerciais não teriam parado. Nesta segunda-feira (22), Bolsonaro voltou a falar sobre o assunto.

Em entrevista ao canal BandNews, Bolsonaro fez um apelo a governadores e prefeitos, responsáveis pela reabertura ou não dos estados e cidades, e afirmou também que a Organização Mundial da Saúde (OMS) cometeu equívocos no combate à Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

“A gente apela aqui aos senhores governadores e prefeitos que obviamente com responsabilidade comecem a abrir o comércio”, afirmou o presidente. Em relação aos equívocos da OMS, Bolsonaro não deu detalhes de quais seriam.

No início da noite desta segunda, o Ministério da Saúde anunciou que o Brasil havia chegado a 51.271 mortes em decorrência da Covid-19. O país é o segundo em todo o mundo em número de casos e de mortes, atrás apenas dos Estados Unidos, onde já morreram mais de 120 mil pessoas, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins.

Muitas cidades brasileiras tem tentado voltar a abrir o comércio. No estado de São Paulo, por exemplo, as cidades foram classificadas por cores (verde, amarelo, laranja e vermelho), que indicam se a reabertura deve ou não ser feita.

Algumas cidades reabriram o comércio, mas voltaram atrás e retornaram ao isolamento. Caso de Campinas, no interior de São Paulo, que viu o número de casos crescer após reabertura e decidiu fechar novamente shoppings e demais comércios.