Acamado há 37 anos, paciente com síndrome de Down é curado do coronavírus em SP

Pelo menos 100 dos 550 portadores de deficiência moradores das unidades das Casas André Luiz em Guarulhos tiveram a confirmação da doença.

PUBLICIDADE

O coronavírus tem mudado a forma como as pessoas convivem. Infelizmente, muitos locais que já abrigam pacientes com alguma dificuldade ou necessidade especial também tiveram surtos da doença. As Casas André Luís, conhecidas por serem Unidades de Longa Permanência, tiveram mais de 100 dos 550 moradores infectados pela doença, que preocupa o mundo inteiro. 

Cinco desses moradores, infelizmente, não resistiram à Covid-19. Alguns, no entanto, sobreviveram a mais esse desafio em suas jornadas. É o caso do paciente Washington Luis Cremosi, de 48 anos de idade. Com Síndrome de Down, ele está na unidade de Guarulhos das Casas André Luís há 37 anos acamado. Mesmo estando em uma situação mais frágil, ele resistiu à doença.

É o que mostra uma matéria publicada pelo portal de notícias G1, em uma matéria publicada nesta segunda-feira, 22 de junho. Washington foi internado no dia 20 de abril. Ele ficou 19 dias internado na enfermaria com o coronavírus, deixando o local apenas no dia 5 de maio. Assim como é comum em muitos pacientes, o paciente com síndrome de down teve sintomas iniciais como febre.

Ele, no entanto, foi evoluindo com a doença, até passar para a insuficiência respiratória, quando Washington passou por exames e a enfermidade foi enfim confirmada. 

Daniela Silvestre, representante do local onde o paciente ficou anos acamado, falou sobre a garra de Washington. “Ele é um vencedor. Ficamos muito felizes (pela recuperação de Washington), porque eles já lutam pela vida diariamente. Ainda bem que conseguimos tomar o máximo de medidas de segurança possível para proteger os demais moradores da casa”, contou ela.