Corpo humano não é capaz de criar imunidade contra coronavírus por mais de 3 meses, diz estudo

O sistema imunológico humano não é capaz de criar resistência contra o vírus, segundo estudo.

PUBLICIDADE

Um estudo divulgado nesse final de semana pelo jornal americano The New York Times revela que o corpo humano não é capaz de criar uma imunidade contra o coronavírus por mais de três meses. Segundo o estudo, o sistema imunológico, através dos anticorpos, especialmente nos casos mais leves da doença, nem mesmo reconhece o vírus após o período de 90 dias. 

O estudo foi feito por um grupo de pesquisadores e foi publicado no dia 18, quinta-feira, na revista científica Nature Medicine. No geral, sempre que o corpo humano se depara com uma doença, ele faz uma espécie de ‘memória’. Assim, o corpo fica mais preparado, quando o mesmo agente causador da doença volta a tentar atacá-lo.

Por isso, no geral, a doença quando se manifesta novamente em uma pessoa, ela é mais branda, ou sequer é capaz de manifestar sintomas.  “Esses dados indicam os riscos do uso de ‘passaportes de imunidade’ da covid-19 e a necessidade de apoiar o prolongamento de intervenções em saúde pública, incluindo distanciamento social, higiene, isolamento de grupos de alto risco e testes em massa”, diz um trecho do estudo, que foi divulgado e amplificado mundialmente. 

O estudo pode frear de vez a reabertura de países, que tentam retomar a vida normal. Algo parecido já aconteceu com a humanidade há 100 anos, quando houve a chamada Gripe Espanhola. A doença não criava uma imunidade nas pessoas que a tiveram. Pelo contrário, na chamada segunda onda, a Gripe Espanhola foi ainda mais devastadora, já que pegou as pessoas mais debilitadas. 

Apesar do estudo ser significativo e importante, muito ainda precisa ser descoberto sobre a Covid-19. O mundo inteiro agora tenta criar uma vacina ou remédio contra a doença.