Erika Januza fala sobre a desigualdade na TV: ‘Faltam mocinhas negras’

A atriz Erika Januza falou sobre a ausência de negros em papéis de destaque na televisão.

PUBLICIDADE

Enquanto aguarda para retornar às gravações da novela Amor de Mãe, Erika Januza reclamou da falta de diversidade étnica na escolha de atores para serem os protagonistas na TV. A atriz desabafou dizendo que falta mocinhas e mocinhos negros. Na novela que foi interrompida por causa da pandemia do coronavírus, ela interpreta a jogadora de tênis Marina.

Em entrevista para Fábia Oliveira, do jornal O Dia, Januza disse que hoje em dia os negros ainda são minoria na televisão. A artista disse ainda que é apenas uma questão de olhar e constatar um fato que é realidade, e pediu para contar nos dedos as mocinhas e os protagonistas negros, principalmente no horário nobre.

Além da falta de oportunidades, Erika ainda criticou o fato de atores negros, na maioria das vezes, terem papéis menores, como uma empregada doméstica por exemplo. A bela avaliou que não tem nada contra esse trabalho honroso, como qualquer outro, mas é possível notar que sempre colocam um negro para fazer esse papel, ou então, ser o bandido da história.

Erika complementou que teve muita sorte nos seus trabalhos na telinha, porque foi possível fazer personagens que mostravam o negro em outro lugar. Fez uma juíza na novela O Outro Lado do Paraíso de Walcyr Carrasco , na qual a deu muito orgulho de mostrar que pessoas negras podem ser juízes, médicos, professores e doutores, e fica feliz em poder ver essa evolução ainda que aos poucos, acontecendo na TV.

Quando questionada se o Brasil possui medidas eficazes contra o racismo, a intérprete de Sara na série Arcanjo Renegado alegou que não. Avaliou que isso tem ficado cada vez mais nítido nos últimos anos. O que de fato existe no momento é um coletivo, uma união dos negros que mostram a sua voz, que são muitos, e fazem muito barulho.