Lembra do Cigano Igor? Este foi o destino do ator, duas décadas após Explode Coração

Ricardo Macchi está com 50 anos e quando interpretou o cigano Igor, estava com 25.

PUBLICIDADE

Em 1995 a TV Globo produziu e exibiu um de seus maiores sucessos na teledramaturgia: Explode Coração. A trama contou com grande elenco, como Laura Cardoso e Rodrigo Santoro, mas foi um ator estreante que chamou a atenção do público, Ricardo Macchi, intérprete do cigano Igor.

Essa foi a primeira novela do ator, e a que o fez ganhar o rótulo de cigano Igor até os dias de hoje. Nunca mais Ricardo conseguiu trabalhar sem ser associado ao personagem. Teve papel fixo em Malhação e na novela Por Amor, entre 1997 e 1998.

Participou do extinto reality show do SBT, Casa dos Artistas, onde também foi apresentado como o famoso cigano Igor. No programa, ele se mostrou um homem intelectual, mas seu comportamento acabava irritando os colegas, já que buscava uma explicação enorme para as mais simples conversas.

Em 2004, integrou o elenco da polêmica novela Metamorphoses, que muito famoso tenta esquecer que integrou o elenco, como a atriz Paolla Oliveira. Também esteve em duas temporadas da novela Os Mutantes, em reprise pela Record TV atualmente.

Por cinco anos, não fez nenhum trabalho na TV, até que em 2014 retornou, mas sem nenhum personagem fixo, fazendo apenas participações esporádicas em alguns programas de TV, como Zorra e Tomara que Caia.

Em 2018 estreou como apresentador pelo Multishow, mas sua imagem continuou sendo associada ao personagem da novela de Gloria Perez.

Nos últimos anos, as aparições mais notáveis na mídia foi criticando uma associação negativa de seu personagem em Explode Coração em um texto da dramaturga Maria Adelaide Amaral. Após as críticas de Macchi feitas pela internet, ela retirou o nome do cigano Igor de seu texto.

Ricardo tentou entrar para a carreira política em 2014, mas não obteve votos suficientes para atingir seu objetivo. Em 2016, se gabou de ter mandado um ator para o hospital após uma “sequencia linda de socos”, segundo palavras dele mesmo. Macchi disse que estava cansado de sofrer assédio verbal desse ator, que não teve o nome revelado, e que o agrediu diante de vinte pessoas, todas ligadas a peça de teatro que ele integrava o elenco em 1992.

Após a Globo inserir a novela Explode Coração no catálogo do Globoplay, em junho de 2020, o ator de 50 anos declarou que foi o primeiro influencer do Brasil, pois graças a seu personagem, saiu em 57 capas de revista.

O ator também conferiu a si mesmo o mérito de ter mais de 100 mil nascidos em 1996 que ganharam o nome de Igor. Em 2019, declarou que nunca pediu emprego em nenhuma emissora, como também nunca recebeu nenhum convite para fazer testes para trabalhos. Segundo palavras do ator, ele não gosta de “tráfico de influências”.

Sem trabalho na TV, em especial em novelas e com o rótulo eterno por seu personagem, Macchi decidiu mudar de carreira em 2020. Virou diretor artístico de uma emissora de TV local em São Paulo, e declarou estar muito feliz na nova função.